Portifolio Acadêmico

Desenvolvido como pré requisito da disciplina Teoria Geral da Administração do Curso de Administração no Instituto de Educação e Ensino Superior de Samambaia - IESA, na cidade de Samambaia - Brasília - Distrito Federal - Brasil. Ano 2009.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Capitalismo X Socialismo


INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o objetivo de caráter comparativo desenvolvendo as principais diferenças entre o sistema capitalista e o sistema socialista.
A abordagem engloba os principais aspectos destes sistemas a destacar o político, o social, o econômico, o da educação, o da saúde e o da segurança na respectiva ordem.
Tendo em vista a discussão atual dos sistemas aqui abordados, consideramos de grande importância o desenvolvimento do aspecto no âmbito ambiental, o qual foi inserido no trabalho para que possa ser discutido em conjunto com os demais aspectos.


Aspectos Políticos
Socialismo é a denominação genérica de um conjunto de teorias socioeconômicas, ideológicas e políticas que postulam a abolição das desigualdades entre as classes sociais. Para caracterizar esta sociedade é necessário que estejam presentes os seguintes elementos:
· Autoritarismo;
· Limitação do direito a propriedade privada;
· Controle dos principais recursos econômicos pelos poderes públicos com a finalidade teórica de promover a igualdade social, política e jurídica.
Ao contrário do que se costuma pensar, o socialismo não tem um Estado. Isso quer dizer que antes do socialismo a sociedade passa por uma fase chamada de ditadura do proletariado para garantir o domínio da classe proletária sobre as demais, no entanto, esse Estado operário caracteriza-se pelo domínio dos trabalhadores sobre a burguesia, é o ato revolucionário de expropriação dos meios de produção e quebra da resistência burguesa ao passo que constrói o socialismo e cria as bases para uma sociedade sem classes.
Diferente do socialismo o poder político do sistema capitalista é determinado pela propriedade privada dos meios de produção, contratos de trabalho assalariado e formalmente livre, produções para venda e não para o uso próprio e por fim a acumulação de capital por meio do lucro.
Uma diferença grande, na realidade, entre os países capitalistas e socialistas a maioria da população tem garantido o sustento básico, isto e, casa, comida, instrução, saúde, vestimentas, os bens de consumo em geral. Nos países capitalistas, onde a exploração e grande, grande parte da população não possui esses serviços básicos, e a miséria e grande, como se pode constatar em cada esquina.




Aspectos Sociais
No capitalismo usam-se como indicadores sociais as taxas de mortalidade infantil, expectativa de vida e as condições médicas-sanitárias da população. Nos países onde são baixos os índices dos indicadores sociais, desfruta-se de um elevado padrão de vida, o que não ocorre nos países com alto índice desses indicadores.
É inspirado na justiça rígida (quem trabalha ganha, quem não trabalha não ganha, quem usa paga, quem não usa não paga), e na razão, enfatizando a recompensa segundo o merecimento individual.
O capitalismo se legitima como busca da satisfação das necessidades individuais, baseia-se no desejo de liberdade e de justiça, de forma rigorosa e racional.
O socialismo baseia-se no desejo de igualdade e fraternidade. E é inspirado nas necessidades comuns e no sentimentalismo (quem necessita também recebe, quem não pode pagar também pode usar, mesmo quem não merece não será esquecido), enfatizando a igualdade independentemente do merecimento individual.
Seu o principal ideal é a criação de uma sociedade sem classes, ou uma sociedade absolutamente igualitária, ou seja, onde exista somente a classe trabalhadora e todos possuam os mesmos rendimentos e oportunidades.
E o uso da violência é o único meio de estabelecer a ditadura do proletariado e uma sociedade justa e solidária. Tem como características a falta de participação do povo nas decisões governamentais, a falta de liberdade de pensamento e expressão e a formação de um grupo político altamente privilegiado.

Aspectos Econômicos
Sistema econômico do capitalismo caracteriza-se pela propriedade privada dos meios de produção e pela liberdade de iniciativa dos próprios cidadãos. Nesse sistema as empresas pertencem a empresários, e não ao Estado.
A produção e a distribuição das riquezas são regidas pelo mercado, no qual, em tese, os preços são determinados pelo livre jogo da oferta e da demanda.
O proprietário da empresa compra a força de trabalho de terceiros para produzir bens que, após serem vendidos, lhe permite recuperar o capital investido e obter um excedente denominado lucro.
Outros fatores que caracterizam a economia capitalista é a acumulação permanente de capital, geração de riquezas, o papel essencial desempenhado pelo dinheiro e pelos mercados financeiros, a concorrência e a inovação tecnológica ininterrupta.
O modelo econômico capitalista também é chamado de economia de mercado ou de livre empresa.
Já esse aspecto no sistema socialista é planificado, e corresponde a todo controle dos setores econômicos, dirigidos pelo Poder Político, determinando os preços, os estoques e os salários, regulando assim o mercado como um todo.
A economia socialista caracteriza-se como um sistema onde não existe propriedade privada ou particular dos meios de produção; é controlada pelo Poder Político com o objetivo de promover uma distribuição justa da riqueza entre todas as pessoas da sociedade e o trabalho é pago segundo a quantidade e qualidade do mesmo.

Aspectos da Educação
A educação no sistema capitalista trabalha o desenvolvimento do aluno de modo a fomentar o espírito de competição e assim legitimar ou promover as diferentes classes sociais.
A educação capitalista orienta seus aprendizes ao egoísmo enquanto no socialismo os alunos são instruídos ao altruísmo.
Neste contexto pode-se observar que no capitalismo não há educação para todos, inclusiva de qualidade.
Já na educação aplicada no socialismo, através de uma economia solidária, a educação é voltada para a cooperação e não para a competição.
No socialismo existe a obrigação ou o dever de promover o acesso à educação para todos com a preocupação de oferecer um ensino de qualidade.
Observa-se também o desenvolvimento da valorização à coisa pública.
Contudo a educação no socialismo tem como meta erradicar as classes sociais.

Aspectos da Saúde
Consideram-se algumas das principais diferenças nos sistemas capitalista e socialista o acesso excludente à saúde, não há saúde para todos no sistema capitalista até mesmo pela diferença entre classes que privilegia alguns enquanto a classe mais pobre sofre com diversos males e sem a devida assistência. Já o socialismo promove o acesso integral e de qualidade para todos sem a diferenciação de classes.
Na maioria dos países de sistema capitalista o modelo privado de saúde se sobressai em relação ao modelo público enquanto no sistema socialista é adotado um único modelo que atende a todos com qualidade.
A saúde no modelo capitalista é dominada pelas grandes industrias farmacêuticas é que comandam as pesquisas, vacinas, remédios para tratamentos de diversas doenças, só que ao invés de se preocupar com a saúde do povo ela esta preocupada com os lucros obtidos na venda de resultados de pesquisas e medicamentos.
A saúde no âmbito socialista ao contrário da capitalista não é dominada por grandes corporações farmacêuticas e sim voltada para o lado social, formando profissionais que trabalham para ajudar a população.
A saúde em países socialistas é bem mais avançada que em países capitalistas, pois em países capitalistas não é interessante investir nos tratamentos caros de doenças não muito comuns e que só trazem gastos ao estado.
Lamentavelmente países socialistas que possuem amplo conhecimento médico e científico estão fechados em cortinas de ferro simplesmente para que grandes corporações farmacêuticas possam continuar lucrando.
Aspectos da Segurança
Uma afirmação muito comum, mas enganosa, é a de que segurança e liberdade são alternativas que se excluem mutuamente – escolher uma é abrir mão da outra.
Mas esse tipo de segurança não é uma alternativa para a liberdade; ao invés disso, é uma conseqüência da liberdade. Essa tradicional segurança provém da liberdade assim como o carvalho provém de um fruto. Não se trata de uma sem/ou a outra é impossível. A liberdade estabelece as bases para toda a segurança disponível neste mundo incerto.

Aspectos Ambientais
No sistema capitalista, esse aspecto é chamado de capitalismo natural ou capitalismo verde. É a teoria de que preservar o ambiente, ser socialmente responsável, interagir na comunidade em que se está inserido traz satisfação aos clientes, diferencia a empresa em relação à concorrência e por conseqüência amplia os lucros para os acionistas.
Há uma tendência para adoção deste modelo em grandes empresas ocidentais, desde que tais medidas não prejudiquem a economia global, independentemente do mal que a degradação ambiental possa causar ao planeta.
A questão em que se trata do socialismo no meio ambiental é chamada de eco-socialismo e acontece hoje com ações concretas como o enfrentamento do movimento ambientalista e da sociedade em geral com as empresas poluidoras ou as mobilizações contra os projetos agressivos ao meio ambiente. Ressalta-se a necessidade de se multiplicar esse tipo de ação.
O eco-socialismo tem raízes no Brasil através das lutas sociais e ambientais que se desenrolaram até hoje e tem como ícone Chico Mendes, um pioneiro e exemplo maior dessa luta, pois enfrentou o latifúndio e as empresas multinacionais para defender a integridade da Amazônia.

CONCLUSÃO
Para concluirmos o trabalho aqui apresentado, demonstramos um quadro com as 10 principais características sociais do capitalismo e do socialismo que segue:

Capitalismo 1
Socialismo 2
1 Propriedade privada dos meios de produção
2 Propriedade publica dos meios de produção
1 Visa lucro e a geração de riquezas
2 Visa atender as necessidades da população
1 Grandes diferenças sociais
2 As diferenças sociais são desprezíveis
1 Sociedade divida em classes sociais
2 Divisões de classes tendem ao desaparecimento
1 Produção regulada pelo mercado
2 Produção planificada ou planeja
1 Remuneração de acordo com a propriedade
2 Remuneração de acordo com o trabalho
1 Os mais capazes se beneficiam
2 Igualdade de oportunidades para todos
1 Investimentos para ampliar as vendas
2 Os produtores são os próprios consumidores
1 Variedades de produtos ofertados
2 Restrição de produtos a disposição dos consumidores
1 Sociedades individualistas e competitivas
2 Sociedades solidarias e desestimuladas economicamente


REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFIICAS

ARRUDA, José Jobson de Andrade. Historia Moderna e Contemporânea. São Paulo: Ed. Ática, 1984, p. 73-98.
DECATOS, Ângelo. As Preocupações e as Vantagens Capitalistas. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v18n58/18n58a05.pdf. Data da publicação: 17/03/2008.
DIAS, Genebaldo Freire – Ph. D. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. São Paulo: Ed. Gaia, 2000, p. 92, 193, 201, 226 e 253.
HIRANO, Sedi. Política e Economia como formas de dominação: O trabalho intectual
em Marx. São Paulo: Ed. Ediouro, 2001, p. 144 168.
MATOS, Sergio. O mundo da Sociologia: A Educação Para a Concientização. Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/o-socialismo.html. Data da publicação: 12/09/2008.
NASCIMENTO, Simone. O Capitalismo e Suas Particularidades. Disponível em; http://pt.wikipedia.org/wiki/capitalismo. Data dapublicação: 12/06/2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário